Pequim - A China demitiu um juiz da Suprema Corte suspeito de receber suborno, informou a mídia estatal do país, ontem. Esta é a primeira vez que um juiz tão graduado é demitido por alegações deste tipo. A agência de notícias Xinhua disse que Huang Songyou, o vice-presidente da Suprema Corte do Povo, foi demitido em outubro do ano passado. Ele também foi expulso do partido Comunista.
Segundo a agência Huang, de 51 anos, supostamente abusou de seus poderes ao aceitar suborno. Não foi informado porém os valores que ele supostamente recebeu ou o que ele teria feito em troca do dinheiro.
Segundo a Xinhua, o caso de Huang foi entregue a promotores, mas não foram divulgados mais detalhes.
A reportagem cita Shen Deyong, vice-presidente-executivo da Suprema Corte, dizendo que o caso é o primeiro na China no qual um importante juiz foi demitido por suspeita de violações à lei e à disciplina.
O poderoso ex-chefe do partido Comunista em Xangai, Chen Liangyu, tornou-se o mais alto funcionário do governo a ser punido quando foi condenado, no ano passado, a 18 anos de prisão por participar de um escândalo de um fundo de pensão.
Execução
Dois anos atrás, o diretor da agência de alimentos e medicamentos da China foi executado por aprovar medicamentos falsos e venenosos em troca de dinheiro.