Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito asiático

China denuncia nova cooperação militar dos Estados Unidos a Taiwan

Bandeiras nacionais dos EUA e de Taiwan lado a lado em uma joint venture em New City, Taiwan (Foto: EPA/DAVID CHANG)

Ouça este conteúdo

A China veio a público neste domingo (22) denunciar a nova cooperação militar dos Estados Unidos a Taiwan, país democrático que Pequim reivindica como sendo seu território. A nova ajuda americana veio através da doação de 571 milhões de dólares aprovado por Joe Biden, que termina seu mandato em 20 de janeiro de 2025.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros se opôs "firmemente" a nova cooperação, que para os chineses representam uma grave violação "a soberania da China e os seus interesses de segurança”.

Em setembro deste ano , Biden já havia aprovado 567 milhões de dólares em ajuda ao pequeno país asiático. Embora os Estados Unidos reconheça o Governo de Pequim e não mantenham formalmente relações diplomáticas com Taiwan, há décadas os americanos são um de seus principais aliados e fornecedores de armamentos.

Nos últimos anos, a China vem aumentando a pressão militar e política sobre Taiwan e envia regularmente aviões e navios do exército para a realização de manobras em seus arredores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.