A China descobriu em uma de suas províncias o que pode ser a maior reserva de ouro já encontrada em toda a história da humanidade. Ao todo, até agora, foram estimados 600 bilhões de yuans (US$ 82,9 bilhões) no metal precioso.
À agência de notícias estatal Xinhua, a Academia de Geologia da província chinesa de Hunan disse que o potencial depósito pode render mais de mil toneladas em reservas de ouro. O local ainda deve ser mais explorado pelo regime de Pequim.
De acordo com a agência chinesa, os geólogos detectaram mais de 40 veios de ouro, com uma reserva de 300 toneladas cada, a uma profundidade de dois mil metros, mas informaram que pode haver mais reservas em camadas mais profundas, a partir do uso de tecnologia avançada para a detecção.
Atualmente, a China é considerado o maior produtor de ouro do mundo. Em 2023, o Conselho Mundial do Ouro informou que Pequim foi responsável por cerca de 10% da produção global do metal precioso.
A nova reserva pode aumentar ainda mais essa participação, afetando a oferta e os preços globais do ouro.
Antes da descoberta, noticiada pela China no mês passado, o título de maior reserva de ouro do mundo pertencia à mina de ouro South Deep, na província de Gauteng, na África do Sul, onde foram encontradas em 2022 cerca de 930 toneladas de ouro.
A valiosa descoberta está localizada no campo de Wangu, na montanhosa província de Hunan, localizada no sul da China.
Nos últimos dois anos, Pequim tem aumentado suas reservas de ouro, a fim de conter qualquer desvalorização de sua moeda e manter certa estabilidade diante de possíveis desestabilizações no mundo.
De acordo com o Conselho Mundial do Ouro, a China foi o país que mais comprou o metal precioso entre todo os países do mundo no ano passado, calculando as compras em 225 toneladas métricas.
Segundo a agência Reuters, o banco central chinês detém cerca de 2.264 toneladas de ouro em seus cofres, atualmente.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
População não vê virtudes do governo, a culpa é da oposição? Assista ao Entrelinhas
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou