Um projeto de lei proposto pelos Estados Unidos para punir a China, a menos que o país deixe o iuan flutuar livremente, fere as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse o ministro do Comércio chinês neste sábado.
O senador americano Charles Schumer disse na quarta-feira que ele e outros colegas pediriam a votação nas próximas duas semanas de uma lei que permitirá ao Departamento do Comércio utilizar leis antidumping contra a China ou qualquer outro país que exerça controle excessivo sobre sua taxa de câmbio.
O porta-voz do ministério do comércio Yao Jian disse numa coletiva de imprensa que isso "vai contra os fatos e não tem apoio nas regras da OMC."
Yao reiterou a visão da China de que os padrões de crescimento nos países desenvolvidos, em particular o consumo excessivo, eram a origem dos desequilíbrios econômicos mundiais, e não o iuan.
O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, disse na quinta-feira que o iuan impedia que a economia reencontrasse seu equilíbrio, indicando que a paciência dos EUA com a atual política da China está se esgotando.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado