A Chinaevacuou mais de 20 mil pessoas e chamou de volta aos portos cerca de 30 mil barcos, ao mesmo tempo em que o país se prepara para a chegada do Tufão Morakot, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta sexta-feira.
Um total de 21.190 pessoas foram evacuadas de suas casas na província de Fujian, no sudeste do país, que deve ser atingida pelo furacão no sábado à noite.
O órgão de controle de enchentes e de ajuda às vítimas de estiagem da província disse que o governo ordenou que 34 mil navios procurassem abrigo nos portos ao longo da costa de Fujian. A administração da província também enviou 8,4 milhões de mensagens por celular, alertando a população sobre a aproximação do tufão, de acordo com a agência.
Ondas de até seis metros atingiram hoje a zona costeira, e o observatório meteorológico disse que elas poderiam chegar a nove metros de altura como a chegada do Morakot.
Em Taiwan, os mercados financeiros foram fechados e os voos cancelados na província de Fujian, com a chegada do tufão na ilha, provocando ventos e chuvas fortes.
Deixe sua opinião