O número de mortes causadas pela cepa H7N9 da gripe aviária aumentou para nove na China, enquanto 28 pessoas estão contagiadas pelo novo vírus, informou a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar por meio da agência Xinhua.
A entidade detalhou que nas últimas 24 horas faleceram dois pacientes diagnosticados com o vírus H7N9 nas províncias orientais de Anhui e Jiangsu e que o número de contagiados aumentou em quatro.
Dos 28 portadores do novo vírus, 13 estão em Xangai, oito em Jiangsu, cinco em Zhejiang e dois em Anhui, todas elas localidades do leste do país.
A comissão explicou que entre as pessoas que estiveram em contato direto com os contagiados não foi detectado nenhum sintoma anormal nem que indique a menor "relação epidêmica" entre todas elas.
Além disso, indicou que os doentes foram isolados e que ainda não se detectou um possível contágio entre humanos.
Na terça-feira, a vice-primeira-ministra da China, Liu Yandong, fez uma chamada às autoridades sanitárias do seu país para que aumentem os esforços a fim de prevenir a propagação da cepa H7N9 da gripe aviária.
O vírus já foi detectado em vários animais vivos, tanto em pombos e frangos em cativeiro como em pássaros em liberdade, enquanto a China trabalha na criação de suas próprias vacinas contra o H7N9.