Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

China pede que países asiáticos evitem ser “peças de xadrez” de grandes potências

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em entrevista coletiva, em outubro de 2021. (Foto: EFE/EPA/ANDREJ CUKIC)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta segunda-feira (11) que os países devem evitar ser usados ​​como "peças de xadrez" por potências globais. Segundo ele, as nações asiáticas podem estar sendo influenciadas por fatores geopolíticos.

Em discurso feito na Indonésia, Wang Yi se dirigiu à Associação das Nações do Sudeste Asiático. "Devemos isolar esta região dos cálculos geopolíticos, evitar que seja usada como peças de xadrez da rivalidade entre as grandes potências e da coerção", comentou. "O futuro da nossa região deve estar em nossas próprias mãos".

Nos últimos dias, a China fez viagens pelas nações da região na tentativa de reforçar a mensagem. O país também esteve no encontro do G20 na semana passada, com uma reunião particular entre China e Estados Unidos. Wang Yii e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, tiveram uma conversa de cerca de cinco horas.

O Sudeste Asiático é área estratégica de disputas entre as duas potências. O ministro chinês informou nesta segunda-feira que pediu a Blinken que os dois países estabeleçam regras para interações positivas na região.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.