O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta segunda-feira (11) que os países devem evitar ser usados como "peças de xadrez" por potências globais. Segundo ele, as nações asiáticas podem estar sendo influenciadas por fatores geopolíticos.
Em discurso feito na Indonésia, Wang Yi se dirigiu à Associação das Nações do Sudeste Asiático. "Devemos isolar esta região dos cálculos geopolíticos, evitar que seja usada como peças de xadrez da rivalidade entre as grandes potências e da coerção", comentou. "O futuro da nossa região deve estar em nossas próprias mãos".
Nos últimos dias, a China fez viagens pelas nações da região na tentativa de reforçar a mensagem. O país também esteve no encontro do G20 na semana passada, com uma reunião particular entre China e Estados Unidos. Wang Yii e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, tiveram uma conversa de cerca de cinco horas.
O Sudeste Asiático é área estratégica de disputas entre as duas potências. O ministro chinês informou nesta segunda-feira que pediu a Blinken que os dois países estabeleçam regras para interações positivas na região.