Os ditadores Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia, durante encontro em maio| Foto: EFE/EPA/ALEXANDER RYUMIN / SPUTNIK / KREMLIN
Ouça este conteúdo

Os regimes da China e Rússia realizarão neste mês de setembro uma nova rodada de exercícios navais conjuntos nas águas do Mar do Japão, segundo informou em comunicado nesta segunda-feira (90 o Ministério da Defesa do país comunista asiático.

CARREGANDO :)

Os exercícios “Norte/Interação-2024” decorrerão nos “espaços marítimos e aéreos do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk” neste mês de setembro, detalhou o comunicado, que não informa as datas em que as manobras serão realizadas.

Segundo a pasta de Defesa do regime chinês, as marinhas dos dois países também realizarão uma quinta patrulha marítima conjunta no Oceano Pacífico, enquanto a China participará nos exercícios estratégicos "Oceano-2024" da Rússia.

Publicidade

Em 2023, ambos os países realizaram estes exercícios com a participação dos navios caçadores de submarinos russos "Admiral Tributs" e "Admiral Panteleyev", bem como das corvetas "Gremiaschii" e "Gueroi Rossiiskoi Federatsii Aldar Tsidenzhapov".

Quatro navios de guerra e um navio de apoio da Marinha do Exército Popular de Libertação da China participaram dos exercícios.

Os exercícios "Norte/Interação" incluem manobras de combate anti-submarinas e de combate naval, proteção de rotas e comunicações tanto no mar como no espaço aéreo, e práticas conjuntas de tiro de artilharia.

Nos últimos anos, os ditadores Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontraram por diversas vezes, ato visto por analistas como uma forma de fortalecer a parceria entre os dois países. Pouco antes da Rússia invadir a Ucrânia, em fevereiro de 2022, Xi e Putin se encontraram em Pequim e proclamaram uma "amizade ilimitada" entre suas nações. Desde então diversos acordos já foram fechados entre os dois ditadores.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade