• Carregando...
Polícia-Hong-Kong
Em 2019, protestos pró-democracia em Hong Kong foram reprimidos pela polícia local.| Foto: EFE/Shirley Lau

O Tribunal Popular Intermediário Municipal de Suzhou condenou um cidadão norte-americano de 78 anos à prisão perpétua. A decisão foi divulgada em um comunicado nesta segunda-feira (15) informando que John Shing-wan Leung foi preso em 15 de abril de 2021 sob suspeita de espionagem, após a China fechar suas fronteiras e impor restrições rigorosas de viagem doméstica e controle social para combater a disseminação da Covid-19.

Leung é residente de Hong Kong, mas possui passaporte dos Estados Unidos. O comunicado do tribunal não fornece mais detalhes sobre as acusações ou o processo de investigação, mas segundo a agência de notícias Reuters, Leung já foi membro sênior de um grupo chamado Associação de Promoção da Amizade EUA-China. A Reuters também informa que a embaixada americana está ciente do caso, mas não se pronunciou sobre o assunto.

Já a agência Associated Press avaliou que, embora o tribunal de Suzhou não tenha indicado claramente que a acusação de espionagem seja decorrente de sua ligação com os EUA, o caso se soma a recentes indicações de deterioração das relações entre Pequim e Washington nos últimos anos. Visitas governamentais de alto nível estão suspensas e empresas americanas estão adiando investimentos desde que a China passou a agir de forma mais agressiva em relação às suas reivindicações territoriais envolvendo o governo autônomo de Taiwan e o Mar da China Meridional.

Nesta semana, o presidente dos EUA, Joe Biden, viajará para Hiroshima, no Japão, para a cúpula do G7, e em seguida deverá visitar a Papua Nova Guiné, país onde a China tem buscado aumentar sua influência econômica, militar e diplomática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]