Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Para aumentar influência

China zera tarifas para países em desenvolvimento com os quais mantém relações diplomáticas

China zera tarifas para países em desenvolvimento com os quais mantém relações diplomáticas
O ditador da China, Xi Jinping (Foto: EFE/EPA/JOHN G. MABANGLO)

Ouça este conteúdo

O regime comunista da China implementou desde o começo deste mês uma política inédita de isenção tarifária total para os produtos de todos os países menos desenvolvidos com os quais mantém relações diplomáticas. O anúncio sobre a isenção havia sido feito pela Comissão de Tarifa Alfandegária do Conselho de Estado chinês em setembro, e visa promover a influência e cooperação do gigante asiático com os países do chamado “Sul Global”, que possuem desenvolvimento econômico e social mais lento, bem como menor influência política global

"A China está comprometida em expandir sua abertura unilateral aos países menos desenvolvidos e promover o desenvolvimento comum", afirmou a Comissão chinesa.

Segundo a Comissão, a medida beneficiará principalmente 33 países africanos, incluindo aqueles que participaram do Fórum de Cooperação China-África em setembro deste ano. Durante o evento, o ditador Xi Jinping comprometeu-se a aumentar o apoio financeiro à África, com um pacote de investimentos que pode chegar a US$ 51 bilhões.

O impacto da medida foi recebido de forma positiva por empresas de países menos desenvolvidos, como a Phoenix Ventures, que atua no setor agrícola de Ruanda, país do continente africano.

Emma Mutijima, CEO da Phoenix Ventures, disse à estatal chinesa Global Times que estava “muito feliz” com a nova política do regime comunista.

“Isso vai aumentar nossa colaboração com a China", disse ela, afirmando que sua empresa já planeja expandir a exportação de produtos agrícolas como mel, café e pimenta para o mercado chinês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.