O chinês que recebeu o segundo transplante de face do mundo já se alimenta, fala e se mostrou contente com sua nova aparência, segundo revelaram ontem os médicos que o atendem. O caçador Li Guoxing teve praticamente todo o lado direito de seu rosto arrancado há dois anos, ao ser atacado por um urso.
Numa operação que durou 14 horas e foi realizada na última quinta-feira, os médicos deram ao caçador queixo, lábios, nariz e sobrancelha. De acordo com os médicos, o resultado da cirurgia foi satisfatório e Guoxing passa bem.
Assim que acordou do pós-operatório, o caçador pediu um espelho. Os médicos temeram que o paciente ficasse triste com o resultado, mas segundo os jornais locais, quando se viu no espelho, ele fez um sinal de aprovação.
De acordo com os especialistas, haverá diferenças óbvias em seu rosto, já que o doador tinha a pele bem mais clara. O novo rosto, dizem, não será como o antigo e tampouco como o do doador. Mas, lembram, Guoxing estava completamente desfigurado e raramente saía de casa em razão de sua aparência. Serão necessários ainda mais dois meses para que se tenha certeza de que o paciente não rejeitará o transplante.
Guo Shuzhong, um dos cirurgiões, lembrou ainda que os vasos sangüíneos refeitos em seu rosto são muito finos e podem ainda sofrer algum tipo de obstrução.
Boletim médico divulgado ontem e reproduzido pela agência Xinhua indica que o paciente está "alerta e falante e tem um bom apetite". O boletim aponta ainda que ele tomou suco de frutas, caldo de carne e iogurte.