Pelo menos 14 pessoas morreram e 17 ficaram feridas no domingo (6) num choque entre um comboio de homens armados e forças de seguranças do Níger, anunciaram fontes oficiais do país africano.
O enfrentamento ocorreu numa região desértica do Níger, na fronteira com a Líbia. O conflito envolveu integrantes das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e um grupo de homens que estavam em seis veículos.
Treze pessoas do comboio e um membro da FDS perderam a vida. De acordo com fontes oficiais, o grupo era formado por "bandidos fortemente armados provenientes da Líbia e que seguiam em direção a Mali", capital do Níger.
A FDS informou que foram apreendidas metralhadoras, lança-foguetes e munição de diferentes calibres. Já uma fonte militar que atua na zona do embate, disse que o número de mortos chegou a 13, e que outras 13 pessoas foram feridas e detidas.
Desde o início do conflito na Líbia, em fevereiro, que acabou com a morte de Muammar Kadafi, as forças de segurança do Níger se envolveram cinco vezes em enfrentamentos com homens armados provenientes do país vizinho. Armas usadas pelo antigo regime da Líbia circularam sem nenhum controle durante os oitos meses de conflito.