Pelo menos oito pessoas morreram e outras nove ficaram gravemente feridas nesta quarta-feira em novos ataques na região do delta do Rio Tana, no sudeste do Quênia, onde desde agosto houve centenas de mortes por causa dos enfrentamentos entre as tribos Orma e Pokomo.

CARREGANDO :)

"Oito pessoas faleceram e várias casas foram queimadas. Há outras nove pessoas que foram transferidas a centros médicos", explicou à "Capital FM" um alto cargo da Polícia, que detalhou que o incidente aconteceu na cidade de Nduru, perto do distrito de Ijara.

A fonte confirmou que entre os mortos há membros de ambas as tribos, dois grupos étnicos que disputam o pasto na região do delta do Rio Tana, uma zona de clima seco e que sofre recorrentes secas.

Publicidade

Os Pokomo, uma comunidade de agricultores e pescadores, e os Orma, em sua maioria pastores seminômades, lutam há anos pelo acesso aos gramados, à terra e à água, em uma disputa agravada nos últimos tempos pela circulação de armas.

Os enfrentamentos se intensificaram por razões políticas, devido às eleições gerais que acontecerão em menos de dois meses, segundo analistas locais.

Em 21 de dezembro, 46 pessoas morreram em outro enfrentamento na região, que foi visitada na ocasião pelo inspetor-geral da Polícia, David Kimaiyo, e o ministro de Segurança Interna, Katoo ole Metito.