As fortes tempestades registradas na Bélgica desde a noite passada provocaram inundações em todo o país, além de transtornos no tráfego ferroviário e atrasos em diversos voos que deveriam decolar do aeroporto de Bruxelas-Zaventem.
Segundo a agência belga de meteorologia, as chuvas, que afetaram sobretudo a região da Valônia (sul do país), se prolongarão durante esta terça-feira e se estenderão à região de Flandres.
"Um temporal muito grande e ativo deve atravessar o país, com risco de granizo, de fortes rajadas de vento e de muita água em pouco tempo", diz a agência.
O tráfego ferroviário se viu fortemente afetado pelas chuvas desde as primeiras horas do dia, levando à interrupção da circulação entre as estações de Bruxelas e cidades como Paris e Tournai.
A empresa Infrabel, que administra as ferrovias belgas, indica que "a circulação está dificultada em toda a rede", o que está provocando atrasos significativos, especialmente nas cidades de Antuérpia, Gent e Namur.
Por sua vez, a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) informou que as condições meteorológicas "estão causando atrasos consideráveis nos aeroportos de Bruxelas, Amsterdã e potencialmente Heathrow".