A CIA, agência de inteligência americana, acredita que a China tentou impedir a Organização Mundial de Saúde (OMS) de declarar uma emergência de saúde global durante os estágios iniciais da pandemia de coronavírus em janeiro.
Em um relatório intitulado "ONU-China: OMS está atenta, mas não atrelada à China", a CIA detalhou que a China ameaçou deixar de cooperar com a investigação de coronavírus da OMS se a agência declarasse uma emergência de saúde global, informou a Newsweek na terça-feira. As ameaças vieram ao mesmo tempo em que a China supostamente "ocultou intencionalmente a gravidade" do surto, a fim de acumular suprimentos médicos.
Autoridades dos EUA disseram à Newsweek que não podem afirmar se o presidente chinês, Xi Jinping, estava pessoalmente envolvido no esforço de pressionar a OMS. Um relatório de inteligência alemão, publicado pela revista Der Spiegel na semana passada, concluiu que Xi estava realmente envolvido no esforço. A OMS, posteriormente, negou que Xi tenha interferido na questão, mas não respondeu se as autoridades chinesas fizeram algum esforço para atrasar o anúncio de uma emergência.
A OMS declarou uma emergência de saúde global em 30 de janeiro, cerca de um mês após a China confirmar o surgimento do patógeno, até então não identificado, na cidade de Wuhan.
“Deixe-me ser claro: esta declaração não é um voto de confiança na China. Pelo contrário, a OMS continua confiando na capacidade da China de controlar o surto”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, a repórteres na época. Desde então, o surto de coronavírus se tornou uma pandemia, causando mais de 4.000.000 de infecções confirmadas e matando quase 300.000 em todo o mundo até esta terça-feira.
Acusando a OMS de lidar com a crise de maneira incorreta e se submeter à China, o presidente Trump anunciou em abril que suspenderia o financiamento dos EUA à organização.
"Estou instruindo meu governo a suspender o financiamento da OMS enquanto uma revisão é conduzida para avaliar o papel da OMS na má administração severa e encobrir a disseminação do coronavírus", disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca. "A OMS falhou neste dever básico e deve ser responsabilizada."
© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
Deixe sua opinião