Várias comunidades no litoral noroeste da Austrália foram devastadas por um ciclone que destelhou casas, provocou inundações e teria matado pelo menos uma pessoa na madrugada de sexta-feira (quinta no Brasil).
O ciclone George atingiu o litoral próximo à remota Port Hedland, capital da Austrália do Oeste, com ventos de 275 quilômetros por hora, arrancando árvores e postes.
A polícia da região disse ter sido informada por para-médicos que uma pessoa, ainda não identificada, teria morrido num acampamento ferroviário cem quilômetros ao sul da cidade.
``Definitivamente temos casas destelhadas em várias partes da cidade'', disse Derek Jones, do Serviço Estadual de Emergências em Port Hedland, à rádio ABC.
O ciclone está no nível quatro, o penúltimo da escala, com ventos ainda acima dos 240 quilômetros por hora. A população está em abrigos. ``Honestamente só ouvimos esse barulho de telhados e lata voando por todo lado'', disse a moradora Peta McHardy.
Outra tempestade, o ciclone tropical Jacob, também se dirige à Austrália do Oeste, mas ainda está distante da costa, 285 quilômetros ao sul do território australiano da ilha Christmas.