As chuvas que antecipam a passagem do ciclone Glenda, que deve chegar à costa ocidental da Austrália com ventos de até 235 km/h na noite desta quinta-feira, provocaram as primeiras enchentes em Pilbara, onde foram retiradas cerca de 160 pessoas.
O Departamento de Serviços de Emergência do Estado (Fesa, na sigla em inglês) indicou nesta quinta-feira que o ciclone alterou substancialmente o índice pluviométrico local nas últimas 27 horas.
O Fesa acrescentou que os evacuados residem perto de Karratha, cerca de 1.550 quilômetros ao norte de Perth, e que foi aberto um segundo foco de evacuações em Onslow.
No entanto, espera-se que o ciclone, que se aproxima com ventos de até 235 km/h, deixe Karratha e avance pelo estado criador de gado de Mardie, que já sofreu com a passagem de quatro ciclones este ano.
Grande parte do litoral ocidental se encontra em alerta vermelho diante da iminente chegada do Glenda, um ciclone de categoria quatro em uma escala que vai de um a cinco.
O norte da região de Pilbara, ao redor da localidade de Port Hedland, cerca de 1.700 quilômetros ao norte de Perth, se encontra em alerta azul, e as autoridades advertiram seus habitantes para que tomassem as devidas precauções contra os efeitos do ciclone.