Um poderoso ciclone tropical a caminho do nordeste da Austrália atingiu a categoria cinco, de força máxima e com poder destrutivo não visto há anos, com perspectiva de danos sérios e ameaça à vida, afirmaram autoridades na quarta-feira (horário local).
Milhares de pessoas foram retiradas do Estado de Queensland, com minas, ferrovias e portos de carvão fechados, já que ventos devem superar os 280 quilômetros por hora, potencialmente atingindo áreas que ainda se recuperam de vários meses de inundações.
"Yasi é um ciclone tropical grande e muito poderoso que apresenta uma ameaça extremamente séria à vida e à propriedade. Esse impacto pode ser mais fatal do que qualquer outro já visto nas gerações recentes", segundo um aviso de ciclone emitido pelas autoridades de Queensland.
O ciclone Yasi está a 650 quilômetros da costa nordeste da Austrália e deve atingir o continente na noite de quarta-feira (horário local) entre Cairns e Innisfail, no litoral de Queensland.
Mais de 400 mil pessoas vivem nas regiões pelas quais o ciclone deve passar, incluindo as cidades de Cairns, Townsville e Mackay, lugares turísticos na Grande Barreira de Corais da Austrália.