Um total de nove cardeais, mais de 80 bispos, centenas de autoridades eclesiáticas e milhares de peregrinos participam do encontro "Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização no continente americano", que começou neste sábado na Cidade do México.
Involucrar cada vez mais todas as Igrejas das Américas no dinamismo de uma "missão continental" é um dos objetivos deste fórum, no qual será tratado o futuro da igreja na América Latina.
O fórum foi inaugurado nesta manhã na Basília de Guadalupe pelo cardeal mexicano Norberto Rivera, Arcebispo do México, em cerimônia na qual também participaram outras autoridades eclesiáticas como o cardeal Marc Ouellet, presidente da comissão pontifícia para a América Latina.
O papa Francisco esteve presente também na reunião através de uma mensagem de vídeo na qual destacou a importância de uma Igreja missionária "na certeza que a saída missionária, mais que uma atividade entre outras é paradigma de toda a ação pastoral".
"É vital para a Igreja não se fechar, não se sentir satisfeita e segura com o que conquistou. Se isso acontecer, a Igreja ficará doente, doente de abundância imaginária, de abundância supérflua, se farta e se debilita", disse.
O pontífice presenteou a basílica um rosa de ouro no tamanho natural para Nossa Senhora de Guadalupe, que será depositada aos pés da imagem no domingo.
Durante os quatro dias do congresso, serão trocadas experiências e reflexões das Igrejas na América Latina com relação à "missão continental", em um espírito de comunhão e colaboração e tenterá "retomar os mais intensos vínculos eclesiais" entre estas igrejas e a das Filipinas.
Além dos encontros privados entre bispos e cardeais, haverá missas maciças e rezas do rosário em comunidade para todas as pessoas que peregrinarem a um dos centros religiosos mais importantes da América Latina.
Dois dias após cirurgia, Lula passa por novo procedimento para evitar hemorragia cerebral
Lula não deveria tentar a reeleição em 2026, diz maioria em pesquisa
O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio
B3 tem penúltimo leilão de concessão de rodovias do ano com previsão de R$ 16 bi em investimentos