Foto aérea de Oakland e 2012| Foto: Basil D. Soufi/Wikimedia Commons
Ouça este conteúdo

Com mais de 400 mil habitantes, Oakland, uma cidade localizada na Califórnia, tem enfrentado uma onda de criminalidade crescente nos últimos três anos.

CARREGANDO :)

Segundo informações do portal National Review, citando um relatório policial divulgado nesta terça-feira (9), desde 2020 os furtos ocorridos na cidade aumentaram em 99%, os roubos de veículos motorizados subiram 72%, os assaltos cresceram 53% e os homicídios tiveram um aumento de 16%.

Enquanto esses índices de criminalidade não param de crescer, o número de criminosos que foram presos foi reduzido pela metade, o que está gerando um cenário ainda mais preocupante para a segurança pública.

Publicidade

A queda no número de prisões está sendo acompanhada pela dificuldade do departamento de polícia local em preencher as vagas que estão disponíveis para reforçar o efetivo de segurança.

O efetivo policial de Oakland, cuja prefeita é Sheng Thao, do Partido Democrata, era de 749 em 2019. Esse número caiu para 696 em 2023, com a previsão de que ocorra agora em 2024 cerca de 91 novas aposentadorias.

Segundo o National Review, apenas 9,5% do efetivo policial de Oakland reside e fato na cidade, o que indica que a maioria das autoridades que trabalham no departamento de polícia local tem que se deslocar de outras cidades ou condados para trabalhar em Oakland.

A procuradora progressista Pamela Price, responsável pelo condado de Alameda, onde está localizada Oakland, tem sida apontada pelos moradores como uma das responsáveis por esse aumento da criminalidade. Ela assumiu o cargo em 2023 e, neste momento, enfrenta um processo de substituição devido a sua abordagem considerada como muito “leniente” com o crime.

Price é uma forte defensora da “responsabilização e reabilitação da polícia”. Durante sua campanha para o cargo de procuradora do condado, ela propôs trabalhar por "alternativas ao encarceramento".

Publicidade

Por causa desse cenário complicado, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, que também é um democrata, decidiu enviar cerca de 120 agentes da patrulha rodoviária para Oakland, uma clara tentativa de combater o crime e reverter a tendência preocupante de que está afetando o a vida diária das pessoas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]