• Carregando...
Cartaz com foto de Kadafi perfurado por tiros em Sirte, cidade do ex-ditador | Esam Al-Fetori/Reuters
Cartaz com foto de Kadafi perfurado por tiros em Sirte, cidade do ex-ditador| Foto: Esam Al-Fetori/Reuters

A cidade líbia de Bani Walid, um dos últimos redutos fiéis ao ex-ditador Muamar Kadafi, 170 quilômetros ao sudeste de Trí­­po­­li, foi "totalmente libertada", dis­­se ontem Ahmed Bani, um dos chefes militares do Conselho Na­­cional de Transição (CNT).

Segundo ele, 90% da cidade – incluindo o centro – foi to­­ma­­da por forças leais ao no­­vo governo. É a primeira vez que o governo provisório consegue chegar à área central.

Junto com Sirte, cidade natal de do ex-ditador, Bani Walid era o outro local de importância on­­de ainda havia resistência armada por parte do regime. "Che­­gamos o centro da cidade e hasteamos a bandeira", disse mais cedo o coronel Abdullah Naker, chefe do Conselho Revolu­­cio­­nário de Trípoli.

Bani Walid é a terra da tribo Warfalla, a maior e uma das mais influentes do país. A cidade está sitiada há semanas, e as autoridades negociavam uma rendição com os líderes tribais.

Fuga de Sirte

Pessoas ligadas a autoridades do regime de Kadafi fugiam da cidade de Sirte ontem, entre elas a mãe e o irmão de Mussa Ibrahim, porta-voz de Kadafi, informou Wissam ben Hamidi, um comandante do CNT. Sete veículos com homens, mulheres e crianças deixaram os dois bairros da cidade onde estão entrincheirados os últimos leais ao ditador líbio.

De acordo com Hamidi, co­­mandante das operações na fren­­te leste de Sirte, alguns ocupantes dos veículos eram pessoas procuradas pelos rebeldes, mas nenhuma era considerada im­­portante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]