SEUL - O mais renomado cientista da Coréia do Sul inventou parte de um pioneiro estudo e está pedindo que seu trabalho seja revisto, afirmou um colaborador próximo a jornais sul-coreanos nesta quinta-feira. O diário "Hankyoreh" e emissoras de televisão informaram que Roh Sung-il contou que ele, o pesquisador de células-tronco Hwang Woo-suk e outro co-autor do histórico artigo publicado em 2005 na revista 'Science' sobre células-tronco feitas sob medida notificaram a publicação que estão revendo o estudo.
- O professor Hwang reconheceu ter inventado - contou Roh em uma aparição na emissora MBC.
Especialista em estudos da fertilidade, Roh se referia a um encontro que teve com Hwang mais cedo nesta quinta-feira. Não foi possível contatar Hwang e outros integrantes do grupo para comentar a notícia.
Outra emissora, a KBS, disse que Roh falou: "Eu concordei com Hwang em pedir que o artigo fosse retirado".
Roh disse à imprensa da Coréia do Sul que nove das 11 linhagens de células-tronco que faziam parte do material relatado no estudo foram fabricadas e que a autenticidade de outras duas era questionável.
A revista 'Science', uma das publicações científicas de maior prestígio, não pôde ser encontrada para comentar o problema.
A equipe de pesquisa de Hwang negou reportagens anteriores que questionaram sua pesquisa e disse que seu trabalhou era realizado dentro de um rigoroso sistema de revisão antes da publicação.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião