Video| Foto: TV Paranaense

Seul – Cientistas sul-coreanos que criaram o primeiro cão clonado do mundo disseram ontem ter clonado duas fêmeas de uma espécie de lobo ameaçada de extinção. Segundo a equipe, chefiada por Lee Byung-Chun e Shin Nam-Shik, professores de veterinária da Universidade Nacional de Seul, os lobos clonados nasceram em outubro de 2005.

CARREGANDO :)

"Eles eram os primeiros lobos clonados do mundo, mas nós decidimos revelar nosso feito hoje (ontem)", disse Shin. "Eles são saudáveis e estão se desenvolvendo bem", acrescentou.

A divulgação demorou porque o trabalho foi submetido a verificações extras, uma vez que a equipe está envolvida em suspeitas de fraude. No passado, a equipe foi chefiada pelo célebre pesquisador Hwang Woo-suk, suspeito de cometer falsidade ideológica, enriquecimento ilícito e violações à lei de bioética em seu trabalho. Hwang e alguns colegas tiveram de deixar a Universidade de Seul por terem inventado dados em dois relatórios sobre células-tronco embrionárias humanas.

Publicidade

Lee disse que a clonagem ajudará na sobrevivência do lobo coreano. Há 20 anos não há registros de lobos no ambiente natural da Coréia do Sul, segundo o cientistas, e os únicos animais conhecidos dessa espécie são uma pequena matilha com cerca de dez indivíduos em um parque natural de Seul.