Cristina Fernández de Kirchner venceu as eleições presidenciais argentinas no domingo e passará de primeira-dama e senadora à primeira mulher eleita a governar o país.

CARREGANDO :)

Veja abaixo cinco fatos sobre ela:

* Cristina adorava debate político desde a adolescência e, quando estudante de direito, era ativista de um movimento peronista. Segundo ela, a política tem sido a coisa mais importante de sua vida.

Publicidade

* O presidente argentino, Néstor Kirchner, e Cristina têm uma forte parceria política desde que se conheceram e se casaram na faculdade de direito. Desde 1989, Cristina já teve mandatos em Câmaras provinciais e nacionais e era uma senadora de destaque antes de Kirchner virar presidente, em 2003. Ela era sua principal conselheira e ele deve ser o dela.

* Cristina, de 54 anos, admite que gosta de maquiagem e já foi criticada por seus acessórios espalhafatosos e suas roupas. Ela nega boatos de que tenha feito plástica para ficar mais jovem, mas afirma que considera fazer no futuro.

* Frequentemente, ela foi comparada a duas outras poderosas mulheres que rejeitaram o papel tradicional de primeira-dama: Evita Perón, mulher do presidente Juan Perón, e Hillary Clinton, mulher do ex-presidente norte-americano Bill Clinton e pré-candidata à Presidência dos EUA.

* A campanha presidencial de Cristina foi amplamente baseada no histórico do marido de diminuir a pobreza e o desemprego depois da crise econômica de 2001-2002. Ela foi nomeada candidata sem disputar prévias e evitou participar de qualquer debate. Até a última semana de campanha, ela se manteve afastada da imprensa e fez poucas declarações concretas sobre políticas.

Publicidade