Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pós-guerra

Cinco iraquianos fogem de prisão militar dos EUA

Cinco supostos insurgentes fugiram de uma prisão militar dos EUA no norte do Iraque, uma região de maioria curda, disse um porta-voz norte-americano na quarta-feira.

Os presos, todos iraquianos, fugiram na madrugada de terça-feira, segundo o militar norte-americano Keir-Kevin Curry. "O incidente está sob investigação."

Há cerca de 1.300 presos na unidade.

Uma fonte curda do governo, Saifedeen Ali Ahmed, disse que os guardas, entre os quais há iraquianos, foram interrogados sobre a fuga, que ocorreu através de uma janela. Curry não fez comentários diretos e salientou que há uma investigação em curso. "Consideramos isso um incidente isolado", afirmou.

É a primeira fuga do Forte Suse, uma das três principais prisões para "detentos de segurança" suspeitos ou condenados por rebelião, segundo o porta-voz. De acordo com ele, há registros de que até hoje 70 presos conseguiram escapar de outras instalações carcerárias dos EUA no Iraque.

Os militares dos EUA mantêm mais de 14 mil presos no Iraque, muitos deles da minoria sunita que forma o núcleo da insurgência contra o novo governo, dominado por xiitas.

O Forte Suse, construído por engenheiros soviéticos em 1977, para servir de quartel, fica perto da cidade curda de Sulaimaniya. Militares dos EUA vêm treinando os iraquianos para assumirem a vigilância do local.

Os guardas conseguiram evitar fugas em outros lugares, inclusive no Quartel Bucca (sul), a maior prisão dos EUA no país, onde havia um túnel sendo cavado.

Na penitenciária de Abu Ghraib (Bagdá), que em breve deve ser fechada, os insurgentes realizaram há um ano um ataque cujo objetivo aparente era romper as muralhas, embora nenhum preso tenha escapado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.