Grupo invade museu de Paris e danifica quadro de Monet
O quadro "A ponte de Argenteuil", do pintor Claude Monet, foi "severamente danificado" por um grupo que invadiu o museu de Orsay, em pleno centro de Paris, na noite de sábado (6), informou o Ministério da Cultura francês neste domingo (7).
Quatro homens e uma mulher foram detidos para responder pelo ataque contra uma pintura do mestre impressionista Claude Monet no Museu d'Orsay, informou na terça-feira o gabinete da promotoria de Paris.
Cinco pessoas invadiram o museu nas primeiras horas da manhã de domingo e fizeram um rasgo de 10 centímetros na pintura de 1874 "Le Pont d'Argenteuil".
Um dos cinco detidos se entregou na segunda-feira e disse à polícia os nomes de seus colegas após se assustar com a intensa cobertura da mídia. A invasão foi registrada por câmeras de segurança, informou o gabinete da promotoria.
Os cinco jovens têm entre 18 e 19 anos.
O ataque aconteceu durante a chamada "Noite Branca" de Paris, quando a cidade é tomada por atividades culturais durante toda a noite. O evento coincidiu com a inesperada vitória da França contra os All Blacks na Copa do Mundo de rúgbi.
Fontes policiais disseram que até agora as informações obtidas sugerem que os invasores estavam bêbados e não premeditaram o ataque à pintura.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo