Forças norte-americanas e iraquianas mataram um combatente, capturaram outro e apreenderam um caminhão carregado de armamentos numa área do norte do Iraque que ainda está nas mãos dos insurgentes. O confronto ocorreu no domingo (13), logo após o caminhão ter sido parado e responder com tiros contra o helicóptero dos Estados Unidos. Mais tarde, na mesma área, policiais iraquianos que procuravam o atirador que escapou entraram em confronto com insurgentes. Dois policiais e dois militantes foram mortos, informou um policial, que falou em condição de anonimato.
Tropas terrestres, apoiadas por um helicóptero dos EUA, tentaram ontem parar um caminhão suspeito, perto de Tal Abta, cerca de 80 quilômetros ao oeste da cidade de Mosul, informou o porta-voz militar norte-americano major Derrick Cheng. O helicóptero foi atacado e respondeu com foguetes e tiros que neutralizaram o caminhão e mataram um insurgente, disse ele.
A polícia local disse acreditar que o homem detido é iemenita. Cheng confirmou que o detido disse ser estrangeiro, mas que sua nacionalidade ainda precisa ser confirmada. Os militares norte-americanos dizem que Mosul é o último campo de batalha urbano da Al-Qaeda e de outros extremistas sunitas no Iraque. O nível de violência no local continua alto, apesar da queda registrada em outros locais do país.