Cinco soldados afegãos e quatro civis da mesma nacionalidade morreram nas últimas 24 horas em dois ataques da insurgência talibã em diferentes pontos do país.
Os militares morreram na terça-feira (28) à noite no distrito de Manogai, na província oriental de Kunar, onde primeiro explodiu uma mina durante a passagem de um comboio das forças de segurança afegãs e depois um suicida ateou fogo no próprio corpo perto dos veículos.
"Cinco soldados faleceram e um ficou ferido", disse à Efe o porta-voz do governador regional, Wasifulá Wasifi.
Por sua parte, os civis morreram na cidade de Ghazni, capital de uma província homônima situada ao sul de Cabul, em consequência da explosão de uma bomba em uma estrada.
Segundo uma fonte da administração regional, o ataque matou duas mulheres e duas crianças, e também causou ferimentos em um homem.
As minas e os atentados suicidas são os métodos mais utilizados pelos talibãs para atingir às forças de segurança afegãs e internacionais, mas na prática causam um número elevado de vítimas civis.
Os insurgentes lutam para derrubar o governo afegão e voltar a instaurar um regime fundamentalista islâmico no país similar ao que houve entre 1996 e 2001.