As cinzas vulcânicas vindas da Islândia interromperam voos no sul da Alemanha, Áustria e partes da Espanha e Portugal neste domingo (9), mas a Itália reabriu seu espaço aéreo.
Aeroportos do sul alemão em Munique, Stuttgart e algumas pistas regionais foram fechados na parte da tarde, até novo aviso, segundo o órgão responsável pelo tráfego aéreo alemão DFS.
O controle austríaco de aviação Austro Control disse que irá fechar aeroportos do país, a maioria deles até a manhã de segunda-feira, enquanto o seu equivalente britânico NATS disse que as pistas nas ilhas escocesas também ficarão fechadas no domingo.
A propagação das cinzas de um vulcão em erupção sob a geleira na Islândia de Eyjafjallajökull interrompeu grande parte do tráfego aéreo europeu por quase uma semana em meados de abril. As companhias aéreas precisaram cancelar cerca de 100 mil voos, prejudicando milhões de passageiros.
Cerca de 24 mil vôos estavam previstos para o espaço aéreo europeu neste domingo, cerca de mil (quatro por cento) abaixo da média para esta época do ano, segundo uma agência oficial de tráfego aéreo do Eurocontrol, em Bruxelas.
Voos transatlânticos permanecem afetados e estão sujeitos a mudança de itinerário, disse a agência em uma declaração anterior. "No entanto, um número significativo de cancelamentos não ocorreram."
Aeroportos italianos reabrirão na tarde deste domingo, após o fechamento de grande parte do espaço aéreo no norte do país no período da manhã, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil ENAC.
Vários aeroportos espanhóis, incluindo o de Barcelona, foram reabertos no domingo, após serem fechados no sábado. Mas a autoridade da aviação civil espanhola disse que uma mudança na direção da nuvem de cinzas a obrigou a fechar sete aeroportos na parte da tarde: Asturias, Santander, Bilbao, Salamanca, Valladolid, León e Burgos. Todos os outros aeroportos estavam abertos.
A Irlanda prevê a imposição de restrições ao tráfego nos aeroportos na parte oeste mais tarde no domingo.
Em Portugal, o aeroporto de Porto foi fechado até o meio-dia (horário local), enquanto a autoridade aeronáutica francesa disse que cerca de 30 voos de Paris para sul da Europa foram cancelados.