Os controladores do tráfego aéreo europeu esperam que 700 voos sejam cancelados na Alemanha hoje, quase 10% dos realizados em um dia normal no país. A agência que monitora os voos no continente, Eurocontrol, sediada em Bruxelas (Bélgica), informou que os problemas são causados pela cinzas vindas de um vulcão da Islândia.
Meteorologistas disseram, porém, que as nuvens de cinzas devem se dispersar durante o dia, permitindo a regularização dos serviços aéreos. "Nós estamos esperando agora que 700 voos sejam cancelados hoje na Alemanha, em comparação com os 8 mil voos (diários) na Alemanha e 29 mil pela Europa", informou a Eurocontrol em uma atualização dos dados no site Twitter.
O ministro do Transporte alemão, Peter Ramsauer, disse na emissora de TV pública ARD que a condição no vulcão Grimsvoetn, que entrou em erupção no sábado, deve melhorar ao longo do dia. Grandes centros alemães, em Frankfurt e Munique, não foram afetados. A Polônia e países escandinavos, como Dinamarca, Suécia e Noruega, também devem ser afetados hoje.
A Eurocontrol informou também que, segundo as previsões do Centro de Alerta sobre Cinza Vulcânica, as nuvens de cinzas devem se dissipar ao longo do dia. As nuvens já se dissiparam no Reino Unido, na Irlanda e na Escandinávia, porém há áreas de concentração dessas cinzas no norte da Alemanha. As autoridades alemãs fecharam parte do espaço aéreo no entorno dos aeroportos de Hamburgo e Bremen, que trabalham com 480 e 120 voos diários, respectivamente.
A Ryanair, maior empresa aérea de passageiros na Europa, informou que cancelou voos no norte da Alemanha até o meio-dia de hoje. A Lufthansa também advertiu que os problemas devem ser sentidos em voos para países escandinavos. Nas áreas onde as cinzas já se dissiparam, as companhias planejam seus voos normalmente.
Uma geóloga do Escritório Meteorológico Islandês informou hoje que o vulcão Grimsvoetn não apresenta atividade desde o início do dia. Com isso, as nuvens de cinzas lançadas por ele quase desapareceram. "Não há atividade desde cerca de 2h GMT (23h de terça-feira, em Brasília)", disse Sigthrudur Armannsdottir à France Presse. Segundo ela, porém, ainda é muito cedo para saber se a erupção está totalmente encerrada.