Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roma

Cirurgia abdominal do papa Francisco termina sem complicações, diz Vaticano

Imprensa internacional em frente ao hospital Gemelli, em Roma, aguarda informações sobre a cirurgia do papa Francisco (Foto: EFE/EPA/MAURIZIO BRAMBATTI)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco se submeteu nesta quarta-feira (7) a uma cirurgia abdominal no hospital Gemelli, em Roma, que terminou sem complicações, informou o Vaticano.

“A cirurgia terminou. Foi realizada sem complicações e durou três horas”, disse a Santa Sé em um breve comunicado.

O pontífice, de 86 anos, terá que permanecer internado por alguns dias, e a Prefeitura da Casa Pontifícia, que administra sua agenda, cancelou todos os compromissos dele até 18 de junho.

Francisco recebeu anestesia geral no procedimento, realizado pela equipe do cirurgião Sergio Alfieri, que operou o cólon do papa há dois anos.

Esta foi a terceira internação do pontífice no mesmo hospital romano, desta vez para se submeter a uma laparotomia por causa de uma hérnia incisional abdominal que poderia provocar uma obstrução intestinal e já lhe causava “sintomas recorrentes, dolorosos e agravantes”, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

A operação foi considerada de emergência após os resultados de uma tomografia computadorizada à qual o papa se submeteu na terça (6).

Além da operação realizada no cólon em julho de 2021, após a qual recebeu alta em dez dias, Francisco também ficou internado no hospital Gemelli por três noites no final de março deste ano por causa de uma pneumonia aguda.

O pontífice sofre, ainda, de um problema no joelho direito que o obriga a andar com uma bengala ou a se locomover em uma cadeira de rodas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.