Cirurgiões franceses realizaram nesta quarta-feira a primeira cirurgia em ambiente de gravidade zero, a bordo de um avião.

CARREGANDO :)

- (A operação) aconteceu dentro do previsto. Hoje realizamos um teste prático. Não estávamos buscando chegar a uma exploração técnica - afirmou Martin em aeroporto perto da cidade de Bordeaux, no Sul da França.

Os médicos acreditam que o procedimento será um marco visando à realização de cirurgias em astronautas no espaço.

Publicidade

Dominique Martin, chefe da unidade de cirurgia plástica do hospital da Universidade de Bordeaux, removeu um lipoma (cisto adiposo) do antebraço de um voluntário, Philippe Sanchot.

Em um ambiente especialmente criado para a operação, medindo quatro metros quadrados, os instrumentos cirúrgicos foram mantidos imóveis graças ao uso de potentes ímãs; e os médicos, por ganchos.

A operação, de 11 minutos, foi realizada em 31 seqüências, durante as quais o Airbus 300 Zero G voou fazendo arcos e entrando em queda livre por 22 segundo cadar vez, disse Martin.

O compartimento, desenvolvido com a ajuda de um fabricante de elevadores, deverá ser instalado na Estação Espacial Internacional ou em uma futura base na Lua, acrescentou Martin.

- Hoje, se houver uma emergência absoluta lá, um hematoma intracraniano, por exemplo, não podemos fazer nada - explicou. - E, mais cedo ou mais tarde, teremos de enfrentar o problema. O débito cardíaco fica reduzido, o que cria um estresse vascular. O sangue não é bombeado do mesmo jeito. O mais importante é que ele flutua para fora da ferida na forma de esferas, por isso tivemos de criar um aspirador especial de vácuo para contê-lo - concluiu.

Publicidade

As operações do futuro no espaço serão realizadas com robôs especiais, controlados desde a Terra, com a ajuda de anestesistas humanos a bordo.

- Hoje, um robô não tem como operar em condições sem gravidade. Estamos aprendendo para programá-lo para trabalhar em nosso lugar - afirmou o médico francês.