Forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos prenderam quatro suspeitos de serem militantes da al Qaeda no leste do Afeganistão neste sábado, disse um porta-voz da coalizão.
Eles foram presos durante uma operação em Sal Kalay, um vila na província de Khost.
"A missão obteve êxito", afirmou o porta-voz Coronel Thomas Collins em um comunicado, sem revelar os nomes e as nacionalidades dos suspeitos.
"O objetivo da operação era capturar membros da al Qaeda envolvidos no planejamento de ataques contra forças afegãs e da coalizão no leste do Afeganistão."
Os militantes do Talibã e seus aliados da al Qaeda são mais ativos nas regiões sul e leste do país, onde têm considerável apoio da população.
As prisões ocorreram enquanto forças da OTAN se preparam para assumir a responsabilidade pela segurança no sul, na próxima semana - a maior missão da aliança em mais de 50 anos de sua história.
O porta-voz disse que duas armas de ataque AK-47 e uma maleta com documentos relacionados ao extremismo foram confiscados no local onde estavam os militantes suspeitos.
O Afeganistão passa por uma das mais violentas fases desde que o Talibã foi expulso do poder, em 2001.
Mais de 1.700 pessoas foram mortas desde o começo do ano em ataques, a maioria no sul, feitos pelos guerrilheiros do Taliban e pelas operações das forças da coalizão liderada pelos EUA.
A coalizão afirma ter matado mais de 600 militantes desde o começo de junho.
Deixe sua opinião