Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Austeridade

Coalizão grega chega a acordo básico sobre cortes de gastos

O líder do partido grego Esquerda Democrática, Fotis Kouvelis, confirmou ontem que a coalizão tripartite da Grécia chegou a um acordo básico para um pacote de austeridade de 13,5 bilhões de euros (US$ 17,4 bilhões), entre cortes de gastos e medidas para aumentar a receita de impostos, após semanas de negociações.

"Fechamos um acordo sobre os pontos básicos. Ainda há algumas questões pendentes", disse Kouvelis após se reunir por mais de duas horas com o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, líder do partido conservador Nova Democracia, e Evangelos Venizelos, líder do partido socialista Pasok.

Inspetores dos credores internacionais da Grécia, que incluem a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI), estarão em Atenas no fim de semana para avaliar as últimas medidas de austeridade propostas pelo governo grego.

A missão da troica de credores vai determinar se a Grécia merece receber outro pagamento de seu programa de ajuda de 173 bilhões de euros.

Se os inspetores derem seu aval ao novo pacote de austeridade e os ministros das Finanças da zona do euro aprovarem o relatório da troica, a Grécia receberá mais 31,5 bilhões de euros em ajuda no mês que vem.

O líder da esquerda radical grega, Alexis Tsipras, propôs que os europeus organizem uma conferência com o objetivo de anular grande parte da dívida de seu país, seguindo o modelo da Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. Tsipras se referiu ao acordo de Londres de 27 de fevereiro de 1953 que permitiu anular grande parte da dívida de guerra alemã.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.