Pequim – Cientistas chineses afirmam ter criado uma nova maneira de prever terremotos. De acordo com os especialistas, o comportamento de cobras pode indicar a ocorrência do fenômeno com até alguns dias de antecedência.

CARREGANDO :)

"De todas as criaturas, talvez as cobras sejam as mais sensíveis a terremotos", conta Jiang Weisong, diretor do serviço sismológico de Nanning, na região autônoma de Guangxi, no sul do China. "Quando um abalo está para acontecer, as cobras saem do ninho, mesmo durante o inverno. Se for um terremoto grande, elas podem até bater a cabeça num muro tentando escapar", afirmou Jiang.

Os cientistas chineses monitoram répteis em criatórios em fazendas nas proximidades de Nanning, usando câmeras de vídeo ligadas à internet 24 horas por dia. Segundo Jiang, as serpentes pressentem um terremoto a uma distância de 120 km até cinco dias antes de o abalo acontecer, reagindo de uma forma diferente da costumeira.

Publicidade

A discussão se animais conseguem prever terremotos já vem desde a Grécia Antiga. Em 373 a.C., segundo historiadores, ratos e cobras abandonaram uma cidade da Grécia dias antes de um terremoto devastar a região.