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O cofundador da Netflix, Reed Hastings, renunciou ao cargo de diretor executivo nesta quinta-feira, pouco antes de a empresa anunciar os resultados do último trimestre de 2022, que fechou com um lucro de US$ 4,491 bilhões (R$23,24 bilhões).
Apesar de ter deixado o posto de CEO, Hastings continuará atuando como presidente executivo da empresa.
O chefe de conteúdos, Ted Sarandos, continuará como codiretor executivo e passará a ser acompanhado por Greg Peters, até então chefe de operações.
As razões da renúncia de Hastings são desconhecidas, embora a empresa tenha dito na sua carta que o executivo "completou" o seu processo de "sucessão".
Hastings cofundou a Netflix em 1997. Em 2020, Sarandos foi nomeado diretor executivo ao seu lado, enquanto Peters foi nomeado chefe de operações.
O anúncio da renúncia ocorre após a plataforma ter acrescentado US$ 55 milhões (R$ 285 milhões) e quase 7,6 milhões de novos clientes nos últimos três meses do ano, que fechou com 230,7 milhões de assinantes e um lucro anual de US$ 4,491 bilhões.
Após a divulgação dos resultados, as ações da empresa caíram 3,23% nas operações posteriores ao fechamento do mercado.
Em carta aos investidores, a empresa informou que gerou US$ 31,615 bilhões (R$ 163,59 bilhões) em receitas em 2022.
"O ano de 2022 foi difícil, com um início acidentado, mas um final mais brilhante. Acreditamos que temos um caminho claro para reacelerar o nosso crescimento de receitas: continuar a melhorar todos os aspectos da Netflix, lançar o compartilhamento pago e construir a nossa oferta publicitária", afirma o documento.
Novo plano
Estes resultados vêm após a Netflix ter começado a oferecer um novo plano aos clientes no final de 2022, a um preço reduzido e com anúncios, o que levou à incorporação de quase 7,6 milhões de novos usuários, bem acima dos 4,5 milhões que a empresa tinha esperava de outubro a dezembro.
Este modelo, que estreou em dezembro em 12 mercados internacionais, reforçou os esforços da Netflix para atrair novos assinantes depois de perder até um milhão de assinantes no segundo trimestre do ano.
No início de novembro, quando lançou o novo serviço, a Netflix registrou a maior taxa de assinaturas diárias nos EUA, com um aumento de 58% nos três dias anteriores ao lançamento, a maior taxa de crescimento desde que a pandemia de Covid-19 começou.