Bagdá (AFP) O Tribunal Especial Iraquiano (TEI) encarregado de julgar os crimes do regime do presidente deposto Saddam Hussein divulgou ontem imagens dos interrogatórios de seis colaboradores do ex-ditador. Trata-se de dois meio-irmãos de Saddam Hussein, Watban e Barzan Ibrahim Hasan al-Tikriti; do ex-vice-presidente Taha Yasin Ramadan; de Ali Hasan Al-Majid, um primo do ex-ditador também conhecido como "Ali Químico" por usar armas químicas contra os curdos em 1988; de Ahmad Hussein Jodeir al-Samarrai, chefe de gabinete da presidência, e de Samir al-Aziz al-Najm, um líder do partido Baath.
A data dos próximos interrogatórios não foi divulgada. Em um comunicado divulgado ontem, o TEI informou que todos eles estão sendo interrogados "pelo assassinato de milhares de membros de partidos religiosos".
Ali Hassan al-Majid é acusado de ter cometido crimes contra os habitantes de uma região do sudeste do Iraque nos anos 80. Tanto este último como Samarrai e Taha Yasin Ramadan também prestam depoimentos por "sua responsabilidade em perseguições étnicas".
Deixe sua opinião