Bagdá (AFP) O Tribunal Especial Iraquiano (TEI) encarregado de julgar os crimes do regime do presidente deposto Saddam Hussein divulgou ontem imagens dos interrogatórios de seis colaboradores do ex-ditador. Trata-se de dois meio-irmãos de Saddam Hussein, Watban e Barzan Ibrahim Hasan al-Tikriti; do ex-vice-presidente Taha Yasin Ramadan; de Ali Hasan Al-Majid, um primo do ex-ditador também conhecido como "Ali Químico" por usar armas químicas contra os curdos em 1988; de Ahmad Hussein Jodeir al-Samarrai, chefe de gabinete da presidência, e de Samir al-Aziz al-Najm, um líder do partido Baath.
A data dos próximos interrogatórios não foi divulgada. Em um comunicado divulgado ontem, o TEI informou que todos eles estão sendo interrogados "pelo assassinato de milhares de membros de partidos religiosos".
Ali Hassan al-Majid é acusado de ter cometido crimes contra os habitantes de uma região do sudeste do Iraque nos anos 80. Tanto este último como Samarrai e Taha Yasin Ramadan também prestam depoimentos por "sua responsabilidade em perseguições étnicas".
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais