Estocolmo Dois ônibus colidiram ontem durante uma nevasca em uma estrada no centro da Suécia, matando ao menos seis pessoas e ferindo dezenas.
Nenhuma das vítimas foi identificada, segundo o porta-voz policial Christer Nordstrom. Não ficou claro qual era o número total de pessoas a bordo dos dois veículos.
O acidente ocorreu perto de Uppsala, cerca de 70 quilômetros ao norte de Estocolmo, afirmou o porta-voz dos serviços de emergência, Leif Hammarstedt. Imagens de tevê mostraram dois ônibus amarelos cobertos de neve, na beira da estrada cercada de árvores.
O Hospital da Universidade de Uppsala recebeu dez passageiros quatro em estado grave. Cerca de 30 pessoas foram atendidas, segundo a porta-voz Karin Sandell.
Outros 14 pessoas que sofreram ferimentos leves foram levadas para outros hospitais. Segundo Hammerstedt, dez ambulâncias, sete caminhões do corpo de bombeiros e vários helicópteros de resgate foram enviados para o local do acidente para ajudar no transporte.
As causas da colisão não foram imediatamente esclarecidas e estão sendo investigadas, mas, segundo Hammarstedt, as rodovias da região estão mais perigosas devido ao inverno rigoroso. "Houve neve e as estradas estão escorregadias", disse.
A Administração de Estradas da Suécia informou que a rodovia ficou interditada no local do acidente, ocorrido perto de Lejsta, cerca de 20 km ao nordeste de Uppsala.
Os dois ônibus pertenciam à autoridade regional de transportes de Upplands Lokaltrafik e trafegavam em direções opostas quando colidiram.