Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón Bueno, criaram a Comissão Binacional de De­­fesa, em reunião realizada ontem, em Brasília. O objetivo da comissão é au­­mentar a troca de informações en­­tre os órgãos de inteligência dos países, especialmente sobre a Amazônia e as perspectivas regionais em matéria de defesa.

CARREGANDO :)

Ainda não há informações so­­bre como a comissão deverá funcionar. As Forças Armadas de cada país deverão se reunir nos próximos dois meses para discutir os de­­talhes do projeto de cooperação.

"Devemos seguir trocando informação de inteligência entre os governos, discutir um centro in­­tegrado de informação para a Ama­­zônia e analisar sob uma pers­­pec­­tiva mais regional o crime trans­­na­­cional. Estamos centrados em pro­­teger o cidadão e negar a mobilida­­de nos espaços em zonas fronteiriças", afirmou o ministro Pinzón.

Publicidade

Em maio de 2013, Amorim e Pi­­zón se encontrarão em Carta­­gena, na Colômbia, durante a reunião do Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas, e vã discutir os desdobramentos da comissão.

Na reunião de ontem, os ministros falaram também sobre a possibilidade de fortalecer a indústria de defesa no âmbito da América do Sul. Em fevereiro, uma missão conjunta da Marinha e do Exército irá à Colômbia para examinar as lanchas e verificar se o equipamento preenche aos requisitos e às necessidades brasileiras.