México e Colômbia vão colaborar mais um com o outro na caça aos cartéis que transportam cocaína e outras drogas entre os dois países, disse o chefe da polícia antinarcóticos da Colômbia em entrevista publicada na quarta-feira.

CARREGANDO :)

Jorge Barón afirmou, durante visita ao Estado de Campeche (sudeste do México) que a polícia e os promotores estão buscando formas de compartilhar informações e atacar os vínculos entre as quadrilhas dos dois países.

"Temos de passar, imediatamente depois de ter a informação sobre as operações das quadrilhas, a torná-las disponíveis às autoridades, de modo que o resultado final da investigação, em qualquer dos países que seja afetado, será uma sentença e uma pronta punição", disse Barón ao jornal mexicano El Universal.

Publicidade

Os violentos cartéis mexicanos compram cocaína dos traficantes colombianos e então mandam a droga para os EUA. Segundo autoridades norte-americanas, os mexicanos têm um papel cada vez mais importante no transporte de drogas da América do Sul para as ruas dos EUA.

Barón alertou para a crescente aliança entre os cartéis mexicanos e a guerrilha colombiana Farc, acusada de se financiar com o dinheiro da droga.

Veja também
  • Calderón quer que país assuma liderança na América Central
  • Carro-bomba atribuído às Farc mata um em Cáli
  • Farc vêem Chávez como "líder ideológico", afirma chanceler