A Colômbia iniciou neste domingo eleições legislativas decisivas para renovar o questionado Congresso que colocarão à prova a força da coalizão do governo e indicarão as futuras alianças políticas para as eleições presidenciais de maio.
"As forças armadas realizam uma grande tarefa para proteger a democracia em todo país, a grande proteção da democracia deriva do ato dela vir de cada um de nossos cidadãos. Sucesso ao país nesta jornada da democracia", disse o presidente Alvaro Uribe depois de votar.
A eleição para renovar o Congresso, considerado pelos colombianos como uma das instituições mais corruptas e ineficientes de uma das democracias mais sólidas e antigas da América Latina, será um desafio para mostrar a transparência da diligência política depois que 30 parlamentares foram presos.
Os congressistas, membros da coalizão que apoia Uribe, foram acusados de terem feito pactos com antigos esquadrões paramilitares de ultra-direita que financiaram suas campanhas com dinheiro do narcotráfico e promoveram suas candidaturas nas áreas que controlavam, garantindo suas eleições.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil