A polícia da Colômbia divulgou nesta terça-feira (11) a prisão do guerrilheiro acusado de matar um ex-governador e um ex-ministro de Defesa durante uma frustrada tentativa de resgate pelo Exército.
José Wilder Pino, conhecido como "El Pillo", e nove outros guerrilheiros foram presos durante operações nos municípios de Urrao, Frontino e Abriaqui, no Departamento de Antioquia, e no município de Cúcuta, Departamento de Norte de Santander, segundo o general Orlando Páez, diretor de segurança cidadã da Polícia Nacional.
Pino integrava a Frente 34 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e foi quem baleou e matou o ex-governador de Antioquia Guillermo Gaviria e o ex-ministro Gilberto Echeverry, em maio de 2003.
"É o responsável pela autoria material do homicídio do senhor ex-ministro de Defesa e do ex-governador do Departamento de Antioquia", disse Páez em entrevista coletiva.
Os dois políticos estavam seqüestrados e faziam parte de um grupo de mais de 40 reféns que as Farc pretendiam trocar por milhares de guerrilheiros presos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião