A polícia da Colômbia divulgou nesta terça-feira (11) a prisão do guerrilheiro acusado de matar um ex-governador e um ex-ministro de Defesa durante uma frustrada tentativa de resgate pelo Exército.
José Wilder Pino, conhecido como "El Pillo", e nove outros guerrilheiros foram presos durante operações nos municípios de Urrao, Frontino e Abriaqui, no Departamento de Antioquia, e no município de Cúcuta, Departamento de Norte de Santander, segundo o general Orlando Páez, diretor de segurança cidadã da Polícia Nacional.
Pino integrava a Frente 34 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e foi quem baleou e matou o ex-governador de Antioquia Guillermo Gaviria e o ex-ministro Gilberto Echeverry, em maio de 2003.
"É o responsável pela autoria material do homicídio do senhor ex-ministro de Defesa e do ex-governador do Departamento de Antioquia", disse Páez em entrevista coletiva.
Os dois políticos estavam seqüestrados e faziam parte de um grupo de mais de 40 reféns que as Farc pretendiam trocar por milhares de guerrilheiros presos.
Falta de vacinas expõe incompetência dupla de Nísia Trindade em 2024
Lira expõe papel do governo Lula na liberação de emendas ao confrontar Dino
Defesa de Silveira pede soltura e contato de Moraes em caso de nova emergência
Marco Civil da Internet no STF: a expectativa da retomada do julgamento em 2025; ouça o podcast