O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, lidera a apuração parcial de votos da eleição presidencial no país com 48,6% dos votos, contra 31,7% de seu principal adversário, com quase três quartos das urnas apuradas, de acordo com dados oficiais divulgados neste domingo (6).
O membro da comissão eleitoral Daoud Najafi disse que a comissão havia anulado os resultados de 447 dos cerca de 28 mil postos de votação após investigações de fraude.
Os atuais resultados mostram Karzai muito próximo de vencer o pleito no primeiro turno. Para conseguir isso, ele precisa da maioria simples dos votos. Se ele não chegar a ela, um segundo turno vai ser disputado entre os dois candidatos mais bem votados.
O país vive um "limbo político" desde a eleição de 20 de agosto, com muitas reclamações de fraude por parte dos aliados do segundo colocado Abdullah Abdullah, ex-chanceler de Karzai. No sábado, o próprio Abdullah pediu que a apuração fosse paralisada, devido à suposta "fraude generalizada" cometida no pleito.