• Carregando...
Pessoas caminham por rua de Lisboa, 2 de julho de 2021. Com contágios por coronavírus em queda, Portugal reduziu as restrições da pandemia
Pessoas caminham por rua de Lisboa, 2 de julho de 2021. Com contágios por coronavírus em queda, Portugal reduziu as restrições da pandemia| Foto: EFE/ Andrea Caballero

A Direção Geral de Saúde de Portugal (DGS) divulgou nesta quinta-feira uma nova orientação que permite a ocupação de toda a capacidade das instalações esportivas do país a partir de amanhã.

De acordo com o órgão, todos os assentos das arquibancadas de estádios e ginásios poderão ser ocupados. As pessoas poderão frequentar esses locais desde que apresentem um certificado de vacinação contra a Covid-19 e mantenham o uso de máscara.

A medida faz parte do terceiro plano de relaxamento que foi anunciado pelo governo na semana passada, com entrada em vigor para amanhã, diante da redução dos indicadores da pandemia no território português.

Assim, a partir desta sexta-feira, bares e boates poderão reabrir as portas, e, além disso, fica eliminada a exigência de certificado de Covid-19 para entrar em restaurantes e se hospedar em hotéis.

Os setores gastronômico e comercial deixarão de ter restrições de horário de funcionamento e poderão funcionar com ocupação completa. Também não haverá limitação de presentes em cerimônias de casamento e batizados.

O certificado digital de vacinação será exigido em viagens aéreas ou marítimas, em visitas a asilos e hospitais, onde passará a ser possível a presença de familiares como acompanhantes de pacientes internados.

A máscara, cujo uso já é opcional nas ruas e nos recreios nas escolas, terá que ser usada apenas no transporte público, casas de espetáculos, grandes centros comerciais, entre outros lugares de grande circulação de pessoas.

Desde o começo da pandemia, Portugal registrou mais de 1 milhão de casos de infecção pelo novo coronavírus e 17.968 mil mortes por Covid-19.

Hoje, de acordo com balanço mais recente das autoridades do país, 386 pessoas estão internadas com a doença, sendo que 68 permanecem em UTIs. Além disso, quase 85% da população já completou o ciclo de vacinação contra a Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]