Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Queda do regime Assad

Com apoio da ONU, Brasil se mobiliza para retirar corpo diplomático da Síria

Rebelde armado monta guarda em uma rua em Damasco, Síria (Foto: EFE/EPA/HASAN BELAL)

Ouça este conteúdo

Fontes do governo brasileiro confirmaram à Gazeta do Povo nesta segunda-feira (9) que o Brasil realizou uma operação para retirar seu corpo diplomático da Síria, em meio ao caos político resultante da queda do regime do ditador Bashar al-Assad.

O embaixador André Luiz Azevedo dos Santos deixou a embaixada brasileira em Damasco junto a um pequeno grupo de funcionários, nesta manhã, em direção ao Líbano, de acordo com fontes do Itamaraty.

Apesar de deixarem o país, o corpo diplomático disse que seguirá acompanhando a situação na Síria, principalmente em relação aos brasileiros que estão lá. Os representantes do Brasil ficarão em Beirute até que a situação de risco em Damasco se normalize.

A emissora CNN informou que representações diplomáticas de outros países da América e da Europa realizam ações semelhantes para deixar o país após a derrubada do regime Assad, em meio a uma ofensiva de grupos rebeldes de oposição.

Jornais brasileiros afirmaram que a iniciativa contou com o apoio de oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.