As forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram neste sábado (28) a morte de um dos chefes do Hamas que atuava a partir do sul da Síria, Ahmed Muhammad Fahd.
A informação surge no mesmo em que os militares confirmaram a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um ataque lançado contra o quartel-general do grupo terrorista, em Beirute, nesta sexta-feira (27).
Segundo os militares, Fahd era responsável por direcionar ataques contra tropas israelenses e civis, principalmente por meio de lançamentos de foguetes nas Colinas de Golã.
“Fahad foi eliminado enquanto planejava realizar outro ataque terrorista no período imediato”, disseram as IDF, que utilizaram caças no sul da Síria para eliminar o alvo terrorista após ele ser localizado pelo serviço secreto israelense.
Prestes a completar um ano de guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza, Israel agora enfrenta uma escalada do conflito com o Hezbollah, no Líbano. Na sexta-feira, o Exército lançou um grande ataque contra um quartel-general do grupo, em Beirute, que resultou na morte de seu líder máximo, Nasrallah.
Israel ampliou sua ofensiva contra lideranças terroristas no Oriente Médio, nos últimos dias. Ao todo, desde 7 de outubro, o país eliminou ao menos dez chefes do Hezbollah e do Hamas, incluindo as lideranças políticas dos dois grupos.