O aeroporto de Heathrow cancelou alguns voos nesta segunda-feira (13) após pelo menos 12 ativistas cortarem uma cerca do perímetro e se acorrentarem juntos na pista de voo em protesto contra a possível expansão do maior aeroporto do Reino Unido.
Em um ato que levantou questões sobre a segurança do aeroporto mais movimentado da Europa, os ativistas disseram que demorou somente minutos para cortar uma cerca elétrica aparentemente não vigiada, dando acesso à pista norte.
“Ambas pistas estão abertas, embora ainda vão existir atrasos e alguns cancelamentos -- pedimos desculpas pelo problema aos passageiros”, informou o aeroporto em uma nota via e-mail.
Os ativistas, de um grupo chamado “Plane Stupid”, que se opõe ao crescimento da aviação, disseram que um plano de US$ 36 bilhões para construir uma terceira pista em Heathrow iria aumentar as emissões de gás carbônico e seria bloqueado por protestos.
Fotos postadas no Twitter mostraram os ativistas acorrentados, alguns sorrindo sob cobertores e deitados junto as marcas de pneus de aeronaves. Fotos posteriores mostraram alguns dos manifestantes sendo levados pela polícia britânica, que informou que seis foram presos e cerca de sete ativistas continuaram na pista por seis horas depois.
“Oficiais continuam no local, resumindo o trabalho de remoção dos manifestantes remanescentes”, disse um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres. Os manifestantes estão longe o suficiente para permitir a decolagem de maior parte das aeronaves.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião